segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sobre ser Psi...


Creio que nasci psicóloga. Desde muito pequena adorava observar as pessoas e me intrigar com as peculariedades de cada uma. Os adultos eram, na maioria das vezes, incompreensíveis. Para tentar me situar no mundo criava teorias e mais teorias sobre como as coisas aconteciam. Uma das questões que intrigou por longos dias era como minha avó e minha tia que me criavam eram incoerentes. Diziam uma coisa num dia e no seguinte mudavam completamente de ideia. Dei tratos à bola e cheguei a conclusão que cada uma delas tinha uma outra, igualzinha, que se revezava dia após dia. Quando trocavam contavam acontecimentos e decisões para a outra, para que não houvesse desconfianças. Acreditava que, por vezes, alguém esquecia de algo e pimba!, lá vinha a incoerência. Quanto à minha tia ficou fácil descobrir onde a troca se dava, ela ia trabalhar todos os dias e voltava sempre outra. Já a minha avó me deu muito trabalho para descobrir, uma vez que ficava o dia todo comigo e eu, na investigação, não a perdia de vista. Depois de muito analisar consegui descobrir que ela trocava com a outra avó na hora em que ia comprar pão na padaria antes de eu acordar. Teoria fechada, acalmou minhas angústias de criança à mercê das instabilidades dos adultos.
Quando resolvi fazer psicologia muitos anos mais tarde, nem me lembrava mais desta e de outras teorias que teci quando menina. Os adultos continuaram e continuam a me intrigar. Aprendi várias e várias teorias sobre a construção da mente humana. Algumas me encantam mais que outras. Sempre tive uma queda por aquelas que colocam a possibilidade de saúde em primeiro plano. Rogers, Reich, Winnicot, Jung... Gosto de acreditar que temos a capacidade de nos tornarmos a cada dia mais humanos na plena acepção da palavra, contemplando todos os aspectos deste ser tão complexo e paradoxal. Para isto trabalho dia a dia, criando mais e mais dúvidas para que as pessoas, incoerentes ou não, criem espaços para uma existência mais verdadeira.

4 comentários:

Natália disse...

Obrigada Cássia, fez minha curiosidade e ansia em ser uma psicóloga ser ainda maior. Ainda que tardio,encontrei meu eixo.

Beatriz Del Picchia disse...

E na minha opinião voce tem um IMENSO talento para isso! bjs

Cassia disse...

Gracias, Bia! Adoro fazer o que faço e isto é mais que meio caminho andado!Beijo!

Cassia disse...

Natália, siga em frente! Vale a pena! Pode contar comigo se precisar. Beijo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...