quarta-feira, 25 de maio de 2011

Perseu e Andrômeda


Os herois gregos, mostram em suas façanhas a ascendência dos valores patriarcais e consequente declínio das Deusas e do feminino. Hércules luta com Hera e em cada tarefa destroi um símbolo do matriarcado. Jasão, Teseu, Ulisses demonstram força, astúcia e nenhum pudor em usar as mulheres em benefício próprio. Início de novos tempos, nova mentalidade que persiste até os dias de hoje.
O único remanescente dos herois em defesa da Mãe é Perseu, filho de Zeus e de uma mortal, Danae, nasce com a profecia dada a Acrísio, seu avô de que seria morto por seu neto. Para que a profecia não se cumpra, o rei aprisionou a filha , não lhe permitindo ter nenhum pretendente. Ora Zeus, era o grande deus e desejava Danae. Penetrou na prisão como uma chuva de ouro e dessa união nasceu Perseu. O rei, furioso, por ter falhado em evitar o nascimento de um neto, colocou mãe e filho numa arca de madeira e os lançou ao mar para que se afogassem.
Protegidos por Zeus chegaram ilesos a uma ilha, onde encontrados por um pescador, foram levados ao rei que os acolheu. O menino cresceu forte, belo e destemido como convinha a um filho de Zeus. Quando a mãe por fim não suportava mais as investidas eróticas do rei local, Perseu para salvá-la, aceita o desafio de buscar a cabeça da Medusa, a mais perigosa das Gorgonas. Parte para a aventura pelo grande amor que sente por sua mãe.
Medusa era terrivelmente horrenda e quem olhasse seu rosto era imediatamente transformado em pedra. Para vencê-la precisaria de ajuda dos deuses. Zeus providenciou tal ajuda: Hades,emprestou-lhe seu capacete que o tornaria invisível; Hermes , sua sandálias aladas e Atena lhe deu uma espada e um escudo tão polido que mais parecia um espelho. Assim paramentado, Perseu conseguiu se aproximar sem ser visto, observar o monstro pelo espelho e cortar-lhe a cabeça.
No caminho de volta, com a cabeça guardada num saco, o jovem avistou uma bela donzela acorrentada a um rochedo. Era Andrômeda que estava sendo sacrificada a um monstro marinho para aplacar a fúria causada às ninfas pela arrogância e orgulho de sua mãe, Cassiopéia. Tocado por sua beleza e desespero, Perseu a libertou transformando o monstro marinho em pedra com a cabeça que levava. Apaixonado, levou-a para conhecer sua mãe que atormentada pelo assédio do rei refugiara-se num templo de Atena.
Ainda uma vez, o jovem usou a cabeça da Medusa transformando os inimigos da mãe em pedra. Grato à Deusa entregou-lhe a cabeça, que Atena incrustou em seu escudo. Também devolveu aos deuses aquilo que lhe haviam emprestado. Casou-se com Andrômeda e viveram prósperos e em harmonia. Tiveram muitos filhos.
Um dia, entretanto, ao participar de jogos atléticos atirou um disco que foi levado por uma rajada de vento até muito longe atingindo e matando acidentalmente um ancião . Nada mais era do que Acrísio, seu avô. A profecia se cumpriu. Entristecido por esta morte, Perseu não aceitou o trono que lhe era devido, mas trodcou de reino com o rei de Argos e construiu ali uma grande e poderosa cidade, Micenas, onde reinou por longos anos com honra e sabedoria.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...