sexta-feira, 20 de maio de 2011

Para quem me fez


Quando pequena a cada vez que minha avó dizia numa história a famosa frase de um ser poderoso e terrível: " Estou sentindo cheiro de carne humana!", porque teria algum visitante indesejado escondido, eu sempre visualizava minha tia. Para mim, ela aparecia forte, destemida, gigantesca até. Uma força da natureza como o Sol, a Lua ou o Ventos dos contos de minha avó. Ariana arretada, dizia o que queira e se molestava profundamente ao ouvir o que não queria. Briguenta e rabujenta, porém adorável.
Amava livros e tinha uma estante de onde eles pareciam brotar renovados. Sempre disponível para colos , histórias e jogos. Jogos que ela criava e mudava as regras de acordo com sua vontade, o que gerava uma infinidade de discussões. Cantava cantigas de ninar à beira de minha cama, até eu adormecer. Coração pleno de muito amor que destinou exclusivamente à família. Nunca namorou, nem se soube de nenhuma história de amor. Eu sempre suspeitei de uma grande desilusão, nunca confirmada.
Histórias tinha sobre futebol. Sabia a escalação dos times desde a eternidade. São paulina convicta, assistiu aos dois títulos mundiais como uma calma e confiança impressionantes. Amava programas esportivos e suas intermináveis discussões. Deixou herdeiros.
Evangélica às antigas, daquelas que honram a palavra e se mostram impolutas. Tinha uma fé que permeava todas as suas ações. Por duas vezes enfrentou assaltantes por crer que Deus a iria livrar. E livrou.
Ambígua, complexa, incoerente e muitas outras definições que só um bom exemplar de ser humano pode carregar. Grande mulher que no seu tempo abriu caminho por entre os irmãos machistas e mandões e os superou a todos. Devo a ela muito daquilo que sou. Esperei até nosso último momento que confessasse ser minha mãe. Foi muito mais que isso...

2 comentários:

Ana Passos disse...

Rebeca tem os mesmos olhos :)

Samira disse...

Que saudade, como ela forte, e grande..rs..Quando eu chegava na "casa da vó", que era dela também, rs, ela parecia tão grande ali na escada...e brava..rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...