quarta-feira, 11 de maio de 2011

Atalanta e Hipômenes


Atalanta nasceu princesa. Seu pai, entretanto, queria um filho homem e a rejeitou, abandonando o bebê no monte Partênio. Alimentada por uma ursa, criada por caçadores, cresceu devota de Ártemis e disposta a jamais se casar. Era bela, enigmática, com um rosto muito masculino para uma mulher e muito feminino para um homem. Tornou-se heroína por ter participado da caçada ao javali de Calidônia e contam que teria participado da famosa viagem dos Argonautas.
O pai, ao saber da filha tão forte e corajosa, chamou de volta e foi acolhida, enfim, como a filha do rei. Para bem cumprir seu papel deveria escolher um pretendente e se casar. Amando a Deusa virgem e advertida por uma profecia que o casamento lhe traria a ruína, Atalanta prometeu se casar com aquele que a vencesse numa corrida. Com a pena de, se perder , o pretendente deveria descer ao Hades, ou seja, morrer. Apesar desta possibilidade muitos jovens se dispuseram a enfrentar a prova, muitos pelo reino que herdariam, muitos pela fama que teriam. Todos perdiam pois Atalanta era a mais rápida mortal que já existira, podendo competir com o próprio Hermes.
O juiz destas competições, ficava intrigado porque homens tão fortes e jovens se dispunham a esta disputa mortal. Até que um dia observou a jovem despir-se para a prova. O corpo perfeito, os cabelos soltos, tudo nela o encantou. Apaixonou-se perdidamente. Resolveu recorrer à grande Afrodite e pedir-lhe ajuda para conquistar a inconquistável. A deusa deu-lhe três maças de ouro e instruiu Hipômenes a ir jogando os pomos durante a corrida, o que iria distrair Atalanta.
Assim o fez, apresentou-se para a prova, o que espantou a todos, inclusive a corredora. Era muito ágil, mas não poderia se comparar a ela. Logo depois da saída tomou vantagem, mas parecia inevitável ser ultrapassado. Jogou a primeira maçã. A jovem se distraiu com a beleza e o brilho da fruta, parando para apanhá-la, dando a ele uma grande vantagem. Quando o estava quase alcançando novamente, ele jogou o segundo pomo e ainda mais uma vez até que, por fim, o jovem venceu a corrida.
Fascinada por aquele que a vencera, apaixonou-se também, Viveram intensamente esta paixão, casaram-se, tiveram um filho. Esqueceram-se, porém, de agradecer a quem os tinha unido. Afrodite não perdoou tal ingratidão, levando-os a fazer amor num templo de Zeus, que irado com a violação de seu santuário, transformou os dois em leões para puxar seu carro.
E assim se cumpriu a profecia. Com os deuses, não é bom se esquecer...


Um comentário:

Lu Saharov disse...

Eu amo mitologia! Quantos ensinamentos, quantas questões, quanto encantamento. Meu dia sempre começa melhor, a partir de suas historias e eu...AGRADEÇO!
Grande beijo de sua fã

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...