quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

No ano que vem eu vou: Simplicidade

Chega a última semana do ano e com ela a tão famigerada e esperada faxina para esperar o ano novo. Rasgo papeis velhos, faço doação de roupas, sapatos e tudo o mais que ocupa espaço e que não uso mais. Sempre me deparo com tanto desperdício que fico um tanto deprimida. Esta forma de viver cercada de tantas coisas e ainda assim acumulando...
Há algumas semanas fui a um evento chamado TEDxdaLuz. Um encontro para disseminar e gestar ideias que podem mudar o mundo. Pessoas interessantes , algumas muito queridas, falaram de propostas de um novo fazer, mais consciente. Uma dela  me chamou a atenção em especial: Eduardo Marinho. Um rapaz que nasceu rico e que desde muito cedo estranhou esta assimetria de posses entre os humanos. Certo dia, depois de crescido, abandonou tudo e foi experimentar como se vive sem ter nada de seu. Caminhou pelo Brasil, trabalhando aqui e ali, recebendo generosidade e hospitalidade de muitos e estranheza de outros.Aprendeu que podia ser feliz com muito pouco. Hoje, artista plástico, vive tranquilamente com os filhos numa comunidade no Rio.
Desde que o ouvi, penso bastante nesta experiência. Claro que não vou deixar tudo e sair andando. Mas quero, a cada dia, aprender a discernir aquilo que preciso daquilo que a cultura me impõe como imprescindível. Quero consumir menos e ser mais simples. Acumular menos. Menos coisas, menos demandas, menos preocupações, menos a controlar e segurar. Tornar-me mais disponível para esta jornada tão cheia de aventuras que é a vida. 
Que em 2012 a vida seja leve porque joguei muita coisa fora e não comprei tudo de volta...

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, Cassia! Também estou nessa de Simplicidade Voluntária. Decidi não comprar mais roupas, por exemplo. Só em último caso. Nem sempre encontro o modelito ideal para cada ocasião e aí vou improvisando. Não fica muito chique, mas estou melhor assim.

Bjo e Feliz 2012!

Claudia

Cristina Balieiro disse...

Só guardando o que cabe no coração: assombros, surpresas, ternura, insigths, amorosidade, companheirismo, divertimento, alegria, saudades, perdão, maluquices, aventura, novidade, frescor, coragem apesar do medo, SALTOS....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...