quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O Paraíso é aqui

Há tempos li um livro de um psicoterapeuta italiano falando sobre a arte de ser gentil . Gosto do tema e achei a abordagem interessante. Ainda mais que o autor recheia a obra de pequenas histórias ilustrativas. Gentileza gera gentileza já dizia o profeta...



Uma história judaica


Conta, uma história judaica, que existia um homem que era oprimido por sua família. Sua mulher o tiranizava e atormentava. Seus filhos riam dele. Ele se sentia uma vítima e pensava que havia chegado a hora de partir e encontrar sua doce Jerusalém: o Paraíso. Depois de muito procurar, ele conhece um velho sábio que lhe ensina em detalhes como chegar lá: você tem de andar por muito tempo, e acabará chegando. O homem se põe a caminho. Caminha o dia inteiro e, à noite, exausto, pára numa hospedaria para dormir. Metódico, ele decide, antes de dormir, deixar os sapatos apontando na direção do Paraíso, para garantir que irá acertar o caminho na manhã seguinte. Mas durante a noite, enquanto dorme, um diabrete travesso entra no quarto e vira os sapatos na direção contrária.
Na manhã seguinte, o homem acorda e se põe a caminho, desta vez na direção oposta à do dia anterior - voltando assim ao ponto de partida. À medida que avança, o cenário vai ficando cada vez mais familiar. Ele chega à cidadezinha em que sempre viveu, mas acredita piamente ser o Paraíso.  "Como o Paraíso é parecido com a minha velha cidade!" Mas, já que é o Paraíso, ele se sente bem ali, e gosta imensamente de tudo. Ele vê sua velha casa, que ele agora imagina ser o Paraíso: " Como se parece com minha velha casa!" Mas, já que se trata do Paraíso, ele a considera muito agradável. Sua esposa e filhos falam com ele: "Como se parecem com minha mulher e meus filhos! Aqui no Paraíso tudo lembra o que foi minha vida" Porém, como é o Paraíso, está tudo bonito. Sua esposa é uma pessoa encantadora , seus filhos são fabulosos - todos cheios de qualidades que ele, em sua vida, jamais suspeitaria que existissem. "Estranho, aqui no Paraíso tudo lembra em detalhes o que era minha vida, e no entanto tudo está completamente diferente!"

Ferrucci, Piero, A Arte da Gentileza - Rio de Janeiro, Elsevier, 2004

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...