sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sobre a conquista do amor

Estava conversando com um amigo que me contou ter sido deixado pela namorada. Estava meio perdido, uma vez que ela lhe dizia que ainda o amava, mas precisava de um tempo. Ele, como é costume em tais ocasiões, tentou todas as estratégias possíveis para tê-la de volta: fez-se de romântico, que manda flores e leva para jantares à luz de velas; fez-se de distante e não respondia torpedos, telefonemas e emails; fez-se de vítima abandonada, cachorro sem dono e assim por diante. Utilizou-se daquilo que chamo de "planos de Cebolinha" para dominar o coração de sua amada. Tudo em vão. Ela continuou indefinidamente naquele " Te amo, mas não te quero agora". Quando se encontravam era sempre "mais do mesmo" segundo ele, ou seja, uma enrolação sem fim. 
O certo é que e começou a se dar conta de algo que costumo repetir à exaustão: não se produz amor no outro. Quem ama, ama porque ama e não porque o objeto do amor se fez amar. A ação de amar é sempre do Sujeito e o objeto só faz receber ou não este amor. É difícil de aceitar este fato. Como não faço quem amo me amar?! Tudo o que fazemos para isto é mera ilusão, que se desfaz quando não dá certo. Lembro de uma história de minha adolescência, quando resolvi conquistar um certo rapaz que se fazia de inexpugnável ao amor. Depois de algumas semanas fazendo caras e bocas e traçando estratégias mil, ficou claro que tive sucesso. Ele se apaixonou pro mim. Só depois de muitos anos  veio a me confessar que sempre gostara e que meus movimentos foram totalmente inócuos. Golpe em minha onipotência amorosa. 
Se num primeiro momento nos sentimos impotentes e vulneráveis, logo nos damos conta da liberdade que se descortina. Podemos ser do jeito que somos, sem falsos retoques, sem grandes planos infalíveis, sem consumo de caros artifícios. Seremos amados pelo que somos.Ou não. E viveremos com as dores e delícias de sermos o que somos . Não se pode experimentar amor e liberdade maiores do que isto...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...