sábado, 25 de junho de 2011

Meu filme predileto



Há quase 20 anos assisti um filme que passou a fazer parte de minha estrutura. Lembro-me de me emocionar profundamente,  chorar diante do sublime retratado na tela e amplificado pela trilha. Cinema Paradiso ocupa o primeiro lugar nos meus filmes prediletos. Há algum tempo comprei a versão estendida e guardei para ver no melhor momento. E o momento chegou. Como faz diferença ter hoje 50 anos! Aproximei-me mais do Salvatore adulto que retorna à sua cidade natal, rememora personagens de um tempo esquecido, revisita a paisagem que criou seu ser e reencontra seu primeiro e único amor. Compreendi melhor cada cena de reencontro e de recordação do que se foi. Nostalgica e calmamente se reconstitui uma vida. Sonhos, aspirações e decepções que acabam por construir o que nos tornamos. E o cinema, este imenso portal, como personagem central de uma jornada. Quanta vida naquela pequena sala! Quantas histórias! Maravilhoso Tornatore! Grazie!

2 comentários:

Sky disse...

Nossa, nem sabia da existência dessa versão estendida! Deve ser legal!
Desde sempre, eu tenho saudades de coisas que eu nem conheci ou vivi, então as sensações que são mostradas no filme já me eram familiares desde aquela época! Mas, com certeza, devem ficar ainda mais realçadas numa releitura, tanto tempo depois! [aliás, caramba, já faz tudo isso de tempo???]

José Luiz N de Mello Jr disse...

Pode marcar só o CURTIR e não falar mais nada? Que bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...