terça-feira, 7 de junho de 2011

E tinha uma pedra no fim do caminho...

Sísifo era daqueles mortais que  queriam levar vantagem em tudo, quer com seus semelhantes, quer com os próprios deuses. Certa feita avistou uma águia que carregava nas garras uma bela jovem. Não era ninguém mais do que nosso velho conhecido Zeus que raptara a filha de Asopo , um deus-rio. Precisando de uma fonte para suas terras, procurou o pai desesperado e lhe propôs um acordo, revelaria o nome do raptor em troca da fonte. 
Quando soube do acontecido o grande deus ficou transtornado e mandou que Tânatos, o deus da morte, levasse o delator para o mundo dos mortos. O espertalhão, entretanto, conseguiu enganar o deus, elogiando sua beleza e o presenteando com um colar, que na verdade revelou-se uma coleira com a qual Sísifo prendeu a Morte.Logo começaram novos problemas: ninguém mais morria, o que acabou por enfurecer Hades, o deus dos mundos inferiores e Ares, o deus das batalhas. Por fim, Hades libertou Tânatos e ordenou-lhe que trouxesse imediatamente o mortal para seus domínios.Antes de ser levado, o safado instruiu a mulher para que deixasse seu corpo insepulto.Ao chegar ao inferno reclamou com o deus pela falta de respeito da mulher e pediu-lhe um dia para retornar, vingar sua ingratidão e fazer os rituais fúnebres apropriados. Seu pedido foi concedido. Assim que chegou à superfície, fugiu com a mulher. Conseguira enganar a Morte pela segunda vez.
Continuou a enganar e ganhar disputas ilicitamente, tendo morrido afinal de velhice. Desta vez não haveria escapatória: por toda a eternidade teria que empurrar uma pedra de mármore até o cume de uma montanha.A cada vez que estava quase alcançando o topo, a pedra rolava e teria que começar tudo de novo.
Pena que hoje os espertalhões de plantão acabem impunes. Quem sabe uma pedra os espere do outro lado?

2 comentários:

Anônimo disse...

por que Sísifo é negativo? ele aliviou o coração de um pai ao denunciar o rapto de um tirano, depois enganou a morte mandada pelo opressor, e por fim, com a ajuda de sua amada, conseguiu voltar e viver com ela apesar das desventuras que viveu por conta de um gesto ético.
não entendo: será que consola um coração saber que alguém que está sofrendo, na verdade, passa por uma punição?

Cassia disse...

Caro anônimo, agradeço o trabalho que teve ao ler e comentar o post. Entretanto creio que não devo ter me expressado claramente. Sísifo não procurou o pai desesperado para consolá-lo, mas para vender uma informação em troca de vantagem própria. Acredito que tal gesto não tem, nem de longe, caráter ético. Quanto à esposa, amor não era o forte nas relações conjugais dos gregos de então. Submissão cega do feminino sim. Querer escapar às punições porque não estão de acordo com um senso de justiça distorcido parece estar bem na moda. Só que dos deuses gregos não se escapa facilmente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...