quarta-feira, 15 de junho de 2011

Amigo é coisa para se guardar...

Amizade é fundamental. Alimenta nossa existência, amplia nossos horizontes. Há alguns anos esbarrei em alguém muito especial, que vê a vida com olhos meio de criança, acreditando que tudo pode ser melhor. Apresentou-me as trilhas do Matutu, as belezas de Caieiro e o céu estrelado de um sítio escondido na mata. Com ele aprendi a caminhar segura por entre paisagens antes muito temidas. Contou-me histórias de deuses hindus que passaram a compor meu panteão interno. Levou-me a me doar num trabalho que me trouxe de volta um lado meu, mais gentil e carinhoso. Enfim, por ser tão diferente, chamou partes minhas que eu nem supunha que existiam. Eu brigo muito com ele, por suas ideias tão discordantes da maioria. Ele nunca se agita, nunca se irrita, nem se abala. O que é extremamente exasperante. Mas nossa amizade cresce assim e floresce numa compreensão mútua que atravessa as distâncias e os silêncios. Agradeço aos deuses que o trouxeram e a ele que permaneceu.

Soneto do amigo
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que surge no outro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

Vinicius de Moraes

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente: amizade é fundamental!!
E,esse post me faz lembrar uma pessoa que, ao que me parece, é a mesma a quem vc descreve! rs
Tomara que não seja, pois aí, haveriam dois desses seres extraordinários!
Parabéns pelos ótimos posts!
Anderson

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...