sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Lua cheia e o boi de Mia Couto


Estou terminando de ler "Terra Sonâmbula" de Mia Couto, escritor moçambicano que, como poucos, domina a arte de contar histórias. Numa terra devastada por mais de vinte e cinco anos de guerras e guerrilhas, um velho e um menino perambulam pelos escombros do que um dia foi um país. Numa atmosfera de sonho temos narrativas de mitos e tradições das tribos locais mescladas às paisagens desfeitas pelas guerrilhas.
Encantou-me especialmente a história de um boi, parecido com qualquer outro de sua espécie, que começou a ficar estranho e estranho, O pastorzinho, que narra o acontecido, passou a observá-lo mais de perto até perceber que aqueles olhos sempre lânguidos ficavam a seguir uma garça que perto de suas pastagens vivia. O boi, que já era um tanto distraído do ofício de ruminar, ficava horas na contemplação da ave. Numa noite de Lua Cheia, como a de hoje, o menino presenciou o mais inusitado acontecimento. O mamífero começou a mugir para a Lua com tanto sentimento que seus mugidos foram aos poucos se tornando parecidos com os sons feitos pelas garças. O próprio boi foi se transformando até que garça também ficou. Assim metamorfoseado procurou sua amada e o namoro durou até a aurora. Ao nascer do Sol ele voltava à sua antiga forma.
Este romance durou tempos até que a Lua, sabe-se lá porque, escondeu-se de nosso amigo por meses. Ele preso em sua "bovinidade", impossibilitado de visitar sua garça, foi definhando, definhando até à morte.
História bela e triste. Como convém às grande histórias de amor...

Um comentário:

Blog do Desperdício disse...

Esse presente que é vc na minha vida e na de tantas pessoas... que bom poder lê-la já que nunca posso vê-la, de longe minha alma caminha junto e se encanta com o que vc elege para nos abençoar... vou colocar Mia Couto na minha listinha...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...