quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O desejo do Oleiro

Nós humanos almejamos a perfeição, temos receio e desprezo pelo erro. Ansiamos nos tornar tão idealizados como alguns deuses. Nesta história surge Shiva, aquele que destroi para transformar, e amplia a percepção equivocada do pobre e dedicado oleiro, fazendo-o compreender que a imperfeição é que leva a vida adiante.

O desejo do Oleiro

Um oleiro almejava a perfeição em tudo o que fazia. Um dia, enquanto rezava para o Senhor Shiva, ali apareceu o próprio deus num raio brilhante de luz. Shiva sorriu e se ofereceu para satisfazer o maior desejo do humilde artesão. O oleiro pediu apenas que conseguisse fazer potes que não lascassem, rachassem ou quebrassem.
Shiva concedeu-lhe esse desejo. O oleiro retomou o seu trabalho e quando terminou o pote seguinte, ele o deixou cair para ver se quebrava. O pote permaneceu intacto. Ele o atirou contra uma parede. Não importava o que fizesse, nem mesmo um arranhão aparecia no pote.
Logo corriam boatos sobre os poderes do oleiro. As pessoas vinham de tudo quanto era lugar para comprar seus artigos. Seu sucesso deu-lhe grande felicidade, até que ele soube que estava tirando o emprego de outros oleiros. Logo, ele também, tinha poucos fregueses.
Finalmente, o oleiro chorou enquanto rezava. E perguntou a si mesmo: " Como consegui criar uma situação tão embaraçosa?"
Shiva novamente teve piedade dele e apareceu mais uma vez. O oleiro fez reverência a Shiva e disse: " Eu vejo agora que os seres humanos precisam de imperfeições para viver. Por favor, retire o seu presente".  O seu desejo foi concedido e, depois daquele dia em diante, o oleiro sentia uma gratidão extasiante com as menores imperfeições em seu próprio trabalho e no de outras pessoas.

Mellon, Nancy - Corpo em equilíbrio: o poder do mito e das histórias para despertar e curar as energias físicas e espirituais- São Paulo, Cultrix, 2010

8 comentários:

Anônimo disse...

Querida,mas uma vez... deliciosa.
Adorei e preciso muito aceitar minhas imperfeições.
beijocos Neide

Clarissa Barth disse...

Lindo, lindo! Obrigada, Cassia, por contar estas histórias! :)

GIL disse...

Acho importante ressaltar... Aceitar as imperfeições próprias, e acima de tudo, as do seu próximo!

Leandro Galaverna disse...

Muito bom... assim como tantas histórias do nosso herói Shiva...
Assim que eu começar a perceber minhas imperfeições acho que também vou aceitá-las... he he he
Abração

Anônimo disse...

Adorei, Cássia... Foi ideal para o meu atual momento. Bjs Lilian

Samira disse...

Sincronicidade!
Que benção!

Anônimo disse...

Suas estorias sempre me ajudam! Obrigada Cassia! Bjs Karina

Anônimo disse...

Querida Cássia...uma linda história de um herói transformador-Shiva... me reportei a sua voz de contadora de história e ela ficou mais especial ainda.
Obrigada...
Neiva

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...