sábado, 12 de novembro de 2011

A Mitologia dança

Há alguns anos, estava eu numa tarde de quinta ainda em casa, quando recebi uma mensagem pelo meu bip (faz tempo mesmo) anunciando um evento no Sesc Consolação, que fica ao lado de onde moro: " Eu sou mais Zeus", Mitologia e Dança. Parecia uma revelação dos próprios deuses...
Lá fui e encontrei uma figura que haveria de mudar minha vida. A professora  que conduziu aquela oficina era uma loirinha baixinha e me pareceu bem excêntrica. Muito interessante. Levei minha filha, que assim que chegou me pediu que não a fizesse pagar o mico de me ver subir no palco e dançar. Assim que Ana Figueiredo, este era o nome da mestra, pediu eu dei um pulo da cadeira e fui, disposta totalmente para o que desse e viesse. Minha filha , é claro, foi embora.
Hoje não consigo lembrar a dança em si, mas a sensação de ter encontrado uma parte de mim que se perdera, sem sequer eu saber. Pedi o telefone da professora e tempos depois comecei a ter aulas com ela. Aulas diferentes de tudo o que imaginava. A técnica era a de Isadora Duncan, dançar a partir do plexo solar. Exigia consciência corporal profunda e para mim isto sempre foi bem difícil. Ainda mais porque Ana produzia  metáforas a partir de diversas mitologias e tínhamos tais imagens como ponto de partida para nossas improvisações. Tudo com o pano de fundo do feminino e da Deusa. Tempos de muita descoberta e ampliação... Até um espetáculo de dança e gesto fizemos.
Para arrematar Ana me introduziu num grupo de estudos da obra de Joseph Campbell chamado "Mythologycal  Roundtable" em que estudávamos , discutíamos e ritualizávamos aspectos das mitologias à luz deste mitólogo maravilhoso. Neste grupo conheci pessoas que seriam importantíssimas para minha caminhada como Bia e Cris do http://www.ofemininoeosagrado.blogspot.com/ e outras tantas pelas quais tenho admiração e afeto.
Existem pessoas portais que abrem o caminho para que cheguemos mais perto de nós mesmos e daquilo que viemos fazer. Ana foi um destes maravilhosos portais...Gracias, minha querida!

2 comentários:

Cristina Balieiro disse...

Gracias também devo a Ana, por me trazer os desenhos de volta a minha vida e por trazer a Bia e vc Cassita, minhas irmãs de alma!
Cris

Beatriz Del Picchia disse...

Pois é, assim formamos uma linda rede, uma colcha de retalhos, uma irmandade extensa e profunda!
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...