quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Antígona

Édipo é, sem dúvida, um dos personagens mais conhecidos da mitologia grega. Aquele que matou o pai, casou com a mãe e a quem Freud consagrou em seu complexo instaurador da psique. História mais que batida. O que muita gente desconhece é a história dos  filhos que nasceram de sua relação incestuosa com Jocasta. Assim que soube da tragédia que se abatera sobre ele, Édipo furou os próprios olhos e banido de seu reino partiu para o exílio. A única filha que o acompanhou foi Antígona, que permaneceu junto ao pai até a sua morte.
Quando retornou a Tebas  seus irmãos, Polinice e Etéocles,  brigavam pelo trono.Polinice se alia ao rei de Argos, de quem era genro, e ataca Tebas . Luta sangrenta que acaba sem vencedores. Morrem ambos e o tio, Creonte, herda o trono. O novo rei manda sepultar Etéocles com todas as honras, mas ordena que Polinice seja deixado onde caiu, insepulto. Quem desobedecer sua ordem pagará com a vida.
Mais uma vez surge a leal Antígona e pede ao rei que a deixe sepultar seu irmão, para que este não seja condenado a vagar cem anos ao largo do Estige sem poder passar para o outro lado. Creonte recusa terminantemente, o "traidor" deveria sofrer punição exemplar. Antígona pede ajuda a sua outra irmã, Ismênia, que reage com medo. Resolve fazê-lo ela mesma e acaba presa. Seu noivo, filho de Creonte, se suicida por não poder salvar a amada que é enterrada viva.

Assim fala a Antígona de Sófocles quando inquirida por Creonte:

_ Sim, porque não foi Júpiter que a promulgou; e a Justiça, deusa que habita com as divindades subterrâneas jamais estabeleceu tal decreto entre os humanos; nem eu creio que teu édito tenha força bastante para conferir a um mortal o poder de infringir as leis divinas, que nunca foram escritas mas são irrevogáveis; não exitem a partir de ontem, ou de hoje; são eternas, sim! e ninguém sabe desde quando vigoram! - Tais decretos, eu, que não temo o poder de homem algum, posso violar sem que por isso me venham a punir os deuses! Que vou morrer, eu bem sei; é inevitável; e morreria mesmo sem a tua proclamação. E, se morrer antes do meu tempo, isso será, para mim, uma vantagem, devo dizê-lo! Quem vive,como eu, no meio de tão lutuosas desgraças, que perde com a morte? Assim, a sorte que me  reservas é uma mal que não se deve levar em conta; muito mais grave seria admitir que o filho de minha mãe jazesse sem sepultura; tudo o mais me é indiferente! Se te parece que cometi um ato de demência, talvez mais louco seja quem me acusa de loucura!

O Coro louva sua integridade, mas hoje em dia Antígona parece meio fora de moda. Princesa, iria se casar com o filho do rei...Cuide do seu futuro de glórias e deixe os perdedores para lá, diria um Coro mais moderno.

Um comentário:

Samira disse...

Quanta verdade em poucas palavras...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...