segunda-feira, 21 de março de 2011

E apareceu um sapo...


Existe um personagem sorrateiro que do nada salta para dentro das histórias: o sapo. Criatura um tanto repelente e gosmenta que provoca sustos e comoções. Creio que é difícil ficar indiferente. Para a mãe da Bela Adormecida surge da banheira para anunciar o nascimento da filha tão esperada. Pode ser um príncipe enfeitiçado que precisa de beijo para retornar a forma...Pode aparecer escondidinho e só a observar com seus grandes olhos..
A simbologia deste animal é extensa e as interpretações múltiplas. Dizem que é o animal da Lua, dizem que é sinal de fertilidade, dizem que representam a morte e a ressurreição. Eu, particularmente gosto de ressaltar o aspecto "melequento" da coisa. O lado não antisséptico da vida e das relações. Sempre que nos deparamos com um sapo na vida temos um certo "nojinho".
A cada vez que entramos em alguma relação temos grandes expectativas a respeito dela. Queremos que tudo seja apenas bom e satisfaça nossas necessidades. Não conseguimos lidar com as imperfeições do outro, qualquer que seja este outro, e também não toleramos nossa falhas e dificuldades. A vida não é antisséptica, não é politicamente correta. É o que é. Cheia de pequenas e grandes sujeiras.
Se refletirmos nas eternas reclamações femininas a respeito dos príncipes que viraram sapos é só lembrar o que esperamos minimamente de um príncipe. Que ele seja totalmente dedicado a nós como nem nossa mães foram quando éramos bebês...Isto só pode acabar mal. As frustrações e decepções chegarão logo. Beijar um sapo é aceitar todas as imperfeições que as relações nos trazem e não, o que tentamos vida afora, transformar as pessoas com quem nos relacionamos para que encaixem nos nossos modelos de perfeição.
Tarefa difícil conviver com os sapos sem entretanto partir para o outro oposto e passar a engolir todos como se tivéssemos que aceitar tudo. Eterna busca de retirar as projeções e desejos infantis e a partir daí começar a compreender e acessar os anseios profundos da alma.
Não há como fugir, neste exato momento um sapo pode estar a te espreitar...


2 comentários:

Beatriz Del Picchia disse...

E pode aparecer um sapo nos lugares mais inusitados... Duro é lidar com ele depois!

Cassia disse...

Bia querida, esta é uma das histórias que você precisa contar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...