sábado, 28 de janeiro de 2012

Contadores de histórias

Ontem eu comecei uma nova fase em meu trabalho na Escolinha do Centro Educacional Jabuti. Desde abril do ano passado tenho me encontrado com as educadoras e com a diretora da creche para juntas trabalharmos o resgate da auto-estima e do valor do educador. A creche agora ganhou uma nova casa da Prefeitura de Mogi das Cruzes  e virão mais 110 crianças, inclusive bebês. Novas pessoas chegaram e ontem começamos a delinear o que será feito durante todo este ano, bem como clarear quais são os valores nos quais acreditamos. Neste momento entra aquilo que desde sempre acreditei ser a melhor ferramenta para executar esta bela tarefa: histórias. Acredito do poder delas para passar sabedoria e tocar lá no fundo da alma deixando tesouros sem fazer alarde. Minha velha avó e minha querida tia deixaram para mim este legado. Ser contadora de histórias é um sacerdócio herdado de ancestrais amadas, conhecidas ou não. Agradeço e honro esta infindável linha de contadoras que dá sustentação a todas as histórias que ainda se contam. Assim fala a mestra Clarissa Pínkola:

" A energia para contar histórias vem daquelas que já se foram. Contar ou ouvir histórias deriva sua energia de uma altíssima coluna de seres humanos interligados através do tempo e do espaço, sofisticadamente trajados com farrapos, mantos ou com a nudez da sua época, e repletos a ponto de transbordarem de vida ainda sendo vivida. Se existe uma única fonte das histórias e um espírito das histórias, ela está nessa longa corrente de seres humanos"

Um comentário:

Lu Saharov disse...

Você é uma pessoa linda, que tenho esperanças de conhecer, muito em breve, no mundo real, para trocarmos tantas histórias....beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...