quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sobre lobos

Quando li pela primeira vez este livro fiquei tão encantada ao reconhecer comportamentos meus que pareciam extremamente inadequados para uma mulher adulta, psicóloga de respeito e coisa e tal... Tive um amigo que se molestava com minha alegria um tanto esfusiante demais para o gosto dele. Por vezes e vezes me contive para não ser tachada de deslumbrada, tentava bravamente me comportar como se deve, mas sempre o "rabo da Loba" aparecia em algum momento. Hoje não ligo mais, sigo os conselhos de minha mestra Clarissa e me divirto muito com a cara de reprovação de alguns.





La Loba é a guardiã da alma. Sem ela, perdemos nossa forma. Sem uma linha direta com ela, diz-se que os seres humanos ficam desalmados ou que sua alma está perdida. Ela dá forma à casa da alma e constroi mais com suas próprias mãos. Ela é a que usa um avental velho. Ela é a que tem um vestidinho mais comprido na frente do que atrás. Ela é a que dá pancadinhas, alisa, afaga. Ela é a criadora de almas, de lobos, a guardiã do lado selvagem.
Portanto em termos imagísticos - quer você seja um lobo negro, um cinzento do norte, um vermelho do sul, quer seja um branco do Ártico - você é a perfeita criatura instintiva. Embora algumas pessoas preferissem que você se comportasse e não demonstrasse alegria exagerada ao dar as boas-vindas a alguém, faça-o de qualquer jeito. Haverá quem se afaste de você com medo ou repulsa. A pessoa amada irá, porém, valorizar esse seu novo aspecto - se ele ou ela for a pessoa certa para você.
Algumas pessoas não apreciarão sua atitude de dar uma cheirada em tudo para ver o que é. E, pelo amor de Deus, nada de se deitar de costas no chão com as patas para cima. Menina feia. Lobo feio. Cachorros feio. Certo? Errado. Não ligue. Divirta-se.

Estés, Clarissa Pínkola - Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1994

Um comentário:

Cristina Balieiro disse...

Viva La Loba, uma das minhas Mestras!
E viva, Cassita, que anos atrás me contou e encantou com Ela!
Cris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...