quinta-feira, 7 de julho de 2011

Uma pequena história de tesouro


No sufismo, as histórias não servem apenas para deleite dos ouvintes, nem para interpretações psicológicas, mas antes  como portais de iniciação na jornada em busca do sagrado e do sublime. Idries Shah foi um grande mestre que compilou várias destas histórias. Trabalho inestimável numa tradição que tem muito a nos ensinar.

O VALOR DE UM TESOURO ESCONDIDO

Vivia na China um sacerdote rico e avarento. Amava joias e as colecionava, acrescentando constantemente novas peças ao seu maravilhoso tesouro escondido, que guardava a sete chaves, oculto de olhos que não fossem os seus.
O sacerdote tinha um amigo, que um dia o visitou e manifestou interesse em ver as joias.
- Seria um prazer tirá-las do esconderijo, e assim eu poderia olhá-las também.
A coleção foi trazida, e os dois deleitaram os olhos com o tesouro maravilhoso por longo tempo, perdidos em admiração.
Quando chegou o momento de partir, o convidado disse:
- Obrigado por me dar o tesouro.
- Não me agradeça por uma coisa que você não recebeu - disse o sacerdote - Como não lhe deu as joias, elas não são suas, absolutamente.
- Como você sabe - respondeu o amigo, - senti tanto prazer admirando os tesouros quanto você, por isso não há essa diferença entre nós como pessoas. Só que os gastos e o problema de encontrar, comprar e cuidar das joias são seus.

Histórias da Tradição Sufi - Rio de Janeiro. Edições Dervish - Instituto Tárika, 1993

Um comentário:

Marília Lima disse...

Olá, sou amiga da Livia e cheguei ao seu blog através dela. Interessante a história do tesouro,faz-nos pensar em nossa ilusão da posse. Nada é nosso. O que quer que tenhamos é por tempo limitado. Faz-nos pensar tb. que tudo o que amamos ou admiramos torna-se "nosso", não importa de quem seja.
Bj!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...