quarta-feira, 27 de julho de 2011

Uma história sobre humildade

Temos todos uma instância psíquica absolutamente necessária para intermediar as trocas entre nosso mundo interno e o meio em que vivemos. Entretanto, o Ego, resolve tomar o poder e age como um ditador eternamente insatisfeito, precisando sempre afirmar seus poderes. Acontece com todo mundo até com quem se diz que superou suas pressões de poder.  No livro " Histórias do Coração, Histórias da Alma" encontrei um pequeno conto hassídico que nos lembra disso com humor.

Certo dia, um rabino, num frêmito de paixão religiosa, correu para diante da arca e, caindo de joelhos, começou a bater no peito, clamando:
- Eu sou um ninguém! Eu sou um ninguém!
 O chantre da sinagoga, impressionado com esse exemplo de humildade espiritual, juntou-se ao rabino e , ajoelhando-se ao seu lado, pôs a bradar:
- Eu sou um ninguém ! Eu sou um ninguém!
O shamus (zelador), que observava tudo de um canto, também não pôde resistir. Caiu de joelhos ao lado dos outros dois e começou a clamar:
- Eu sou um ninguém! Eu sou um ninguém!
Nesse momento, o rabino cutucou o chantre com o cotovelo, apontou para o zelador e disse:
- Olhe só quem pensa que é um ninguém!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei! =P

beijos da lili

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...