sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ora direis ouvir meu coração...

Fomos todos educados para responder às demandas externas em detrimento dos anseios de dentro. Crianças pequenas sempre sabem o que querem, do que gostam...Somos forçados ao esquecimento para que não nos tornemos tiranos. Ainda não achamos um meio mais gentil de socializar sem calar a voz interna. Quando bem "aprendidos" tornamo-nos quase que autômatos sem consciência da vastidão de possibilidades do universo interno. O processo de voltar a nos ouvir é longo e intrincado. Mas vale a pena!






"O modo como uma cultura torna os seus filhos sociáveis( e somos todos produtos do processo) é lhes ensinando a confiar primeiramente nos julgamentos que estão fora deles mesmos. Para socializar uma criança você precisa inspirar nela somente três princípios básicos: aceitar a informação vinda de fora, buscar as recompensas exteriores e ignorar a voz interior, caso ela conflite com o que vem de uma autoridade externa. Essa é a maneira de treinar uma criança para que ela seja membro de uma sociedade. Por isso, quando a mãe diz 'faça isto', você  faz mesmo que sinta em seu coração que não é o certo. Se você se sair bem agindo dessa forma, será bem-sucedido na sociedade, será um proscrito.
Quando dizemos 'confie na sua intuição' ,quando passamos a encorajar isso, estamos revertendo o processo. Quando despertamos, começamos a agir de dentro para fora, e não de fora para dentro- e essa é a transformação que realmente buscamos. Ela conduz a um comportamento baseado não no auto-interesse esclarecido, mas nos mecanismos de um coração desperto."

Ram, Das - Caminhos para Deus: Ensinamentos do Bhagavad Gita - Rio de janeiro, Nova Era, 2007

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...