domingo, 18 de setembro de 2011

"Paixão Índia" no Matutu

A cada vez que vou ao Matutu levo livros para ler. Quando lá fiquei por 28 dias consegui ler 12 deles, entre os meus e os que tem na pousada. Nestas férias não foi diferente, levei Clarissa Pínkola e Raimundo Correia. Mas lá chegando me deparei com a história de uma dançarina espanhola, Anita Delgado e a paixão do marajá de Kapurthala por ela no começo do século XX. Traça um panorama de uma Índia esplendora e opulenta num tempo em que a Inglaterra dominava o país, mas dava quase total liberdade ao antigos marajás que se cercavam de um luxo inimaginável. A saga desta ocidental perdida em meio às rivalidades e intrigas das esposas anteriores e à não aceitação da sociedade vitoriana de um casamento misto me encantou.Para arrematar, um escândalo digno das famílias reais da mitologia grega acabou por abalar as manchetes de sua época e dar um fim melancólico à história. Bom livro para ler nas férias.
Como minha curiosidade e atração pelas tradições hindus é imensa e o Matutu é um lugar de surpresas a história não termina aí. Mas esta parte vou deixar para amanhã...

2 comentários:

LizandraMA disse...

Será que esse livro é o "A neta da maharani"? Porque este fui eu que traduzi! É a história da Anita Delgado contada pela neta dela, que foi jornalista nos Estados Unidos e dançarina. O livro é bem legal!

Cassia disse...

" Paixão Índia" é o nome do livro. Mas gracias, Liz! Vou ler este outro também, ainda mais sendo você a tradutora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...