quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Uma história hindu

Há pouco tempo a ciência começou a questionar a imparcialidade do observador que pode modificar resultados. Nossa percepção é mediada por nossas crenças. Nas antigas tradições já se sabia que só se percebe e encontra no externo aquilo que é conhecido no interno. Uma história hindu para se pensar...




Krishna desejava testar a sabedoria de seus reis. Certo dia, convocou um rei chamado Duryodhana, que era bem conhecido em todo o seu reino pela crueldade e pela avareza, e cujos súditos viviam em constante terror. Krishna disse a Duryodana:
- Quero que parta em viagem pelo mundo e encontre para mim um homem verdadeiramente bom.
 Duryodhana aquiesceu e, obedientemente, deu início à busca. Conheceu e conversou com muitas pessoas. Passaram-se muitos anos e por fim ele retornou a Krishna dizendo:
- Senhor, fiz como pedistes e percorri o mundo inteiro em busca de um homem verdadeiramente bom. Ele não existe. Todos são egoístas e maus. Esse homem bondoso que buscais não pode ser encontrado em lugar algum!
 Krishna mandou-o embora e chamou outro rei, Dhammaraja, conhecido por sua generosidade e benevolência, e amado por todos. Krishna disse a ele:
- Rei Dhammaraja, quero que percorra o mundo inteiro e traga para mim um homem verdadeiramente mau.
 Dhammaraja, também obedeceu e em suas viagens conheceu e conversou com muitas pessoas. Passaram-se muitos anos e por fim ele retornou a Krishna dizendo:
- Senhor, eu vos desapontei. Encontrei pessoas mal orientadas, pessoas desencaminhadas e pessoas que agem como se fossem cegas. Mas em lugar algum pude encontrar um homem verdadeiramente mau. São todos bons de coração apesar de suas deficiências.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...