quarta-feira, 27 de abril de 2011

A trágica Medéia


Princesa da Cólquida, filha do Sol, sacerdotisa de Hécate. Quando se depara com o jovem heroi que chega ao palácio de seu pai para buscar o velocino de ouro parece ter sido atingida por uma flecha de Eros. Com as arte mágicas que domina como filha da Deusa ajuda Jasão a cumprir as tarefas impossíveis que seu pai havia proposto em troca do velocino. Para tanto faz o herói prometer que se casará com ela e a levará consigo. Ao perceber-se enganado, Eetes, se enfurece e tenta resistir à entrega do almejado prêmio. Mais uma vez ela interfere adormecendo o dragão que cuidava do velocino e ajudando na fuga até o famoso navio, Argo. Na fuga leva o irmão mais querido, o mata e joga seus pedaços no mar para atrasar seu pai que partira em perseguição aos fugitivos.
Assim continua a saga de Medéia, trágica feiticeira que não hesita em usar qualquer arma para ficar ao lado de seu homem escolhido. Chegando à Tessalia onde Jasão tomaria posse do trono, Pélias o rei que exigira como prova o velocino de ouro, recusa-se a entregar o poder. Ela, através de um estratagema mágico, faz com que as próprias filhas o esquartejem e cozinhem num caldeirão. Por este ato são obrigados a buscar asilo em Corinto.
Passa o tempo e Jasão profundamente incomodado com sua condição de exilado, resolve se casar com a filha do rei de Corinto para ascender a uma posição de poder. Nunca cumprira a promessa de se casar com a mulher que, neste ínterim, tivera dois filhos. Comunica a ela sua decisão com a salvação de todos os problemas. Os filhos seriam irmãos dos futuros herdeiros ao trono e protegidos de qualquer ataque. Havia apenas um detalhe: ela, Medéia, deveria partir.
Enfurecida , lembra ao canalha tudo o que fizera por ele, ao que Jasão retruca que nunca lhe pedira nada. Desolada, resolve levar a termo uma vingança exemplar: manda como presente à noiva um vestido magnífico. A jovem, deslumbrada, resolve vestí-lo na mesma hora. É consumida por um fogo que a transforma em cinzas, bem como seu pai , o rei de Corinto que a abraça tentando salvá-la. Não satisfeita destroi a última ligação com esta história nefasta: mata os dois filhos com as próprias mãos. Jasão termina sem nada e ela parte para o Egiro no carro de seu pai, o Sol, para tornar-se deusa.
Personagem controvertida, provoca as mais diferentes reações. Quem, entretanto, nunca cruzou com uma Medeia em seu caminho? Mulheres que colocam todos os seus recursos para terem e manterem um homem pra chamar de seu, mesmo que as custas do próprio valor. Mulheres que engravidam para segurar casamentos ou que usam os filhos para atingirem seus maridos. Chegando mais perto, quem nunca desejou apagar todos os rastros de um romance equivocado e seguir a vida sem arrependimentos? Atire a primeira pedra quem nunca cometeu desatinos por desamor.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...