Nós humanos almejamos a perfeição, temos receio e desprezo pelo erro. Ansiamos nos tornar tão idealizados como alguns deuses. Nesta história surge Shiva, aquele que destroi para transformar, e amplia a percepção equivocada do pobre e dedicado oleiro, fazendo-o compreender que a imperfeição é que leva a vida adiante.
O desejo do Oleiro
Um oleiro almejava a perfeição em tudo o que fazia. Um dia, enquanto rezava para o Senhor Shiva, ali apareceu o próprio deus num raio brilhante de luz. Shiva sorriu e se ofereceu para satisfazer o maior desejo do humilde artesão. O oleiro pediu apenas que conseguisse fazer potes que não lascassem, rachassem ou quebrassem.
Shiva concedeu-lhe esse desejo. O oleiro retomou o seu trabalho e quando terminou o pote seguinte, ele o deixou cair para ver se quebrava. O pote permaneceu intacto. Ele o atirou contra uma parede. Não importava o que fizesse, nem mesmo um arranhão aparecia no pote.
Logo corriam boatos sobre os poderes do oleiro. As pessoas vinham de tudo quanto era lugar para comprar seus artigos. Seu sucesso deu-lhe grande felicidade, até que ele soube que estava tirando o emprego de outros oleiros. Logo, ele também, tinha poucos fregueses.
Finalmente, o oleiro chorou enquanto rezava. E perguntou a si mesmo: " Como consegui criar uma situação tão embaraçosa?"
Shiva novamente teve piedade dele e apareceu mais uma vez. O oleiro fez reverência a Shiva e disse: " Eu vejo agora que os seres humanos precisam de imperfeições para viver. Por favor, retire o seu presente". O seu desejo foi concedido e, depois daquele dia em diante, o oleiro sentia uma gratidão extasiante com as menores imperfeições em seu próprio trabalho e no de outras pessoas.
Mellon, Nancy - Corpo em equilíbrio: o poder do mito e das histórias para despertar e curar as energias físicas e espirituais- São Paulo, Cultrix, 2010
8 comentários:
Querida,mas uma vez... deliciosa.
Adorei e preciso muito aceitar minhas imperfeições.
beijocos Neide
Lindo, lindo! Obrigada, Cassia, por contar estas histórias! :)
Acho importante ressaltar... Aceitar as imperfeições próprias, e acima de tudo, as do seu próximo!
Muito bom... assim como tantas histórias do nosso herói Shiva...
Assim que eu começar a perceber minhas imperfeições acho que também vou aceitá-las... he he he
Abração
Adorei, Cássia... Foi ideal para o meu atual momento. Bjs Lilian
Sincronicidade!
Que benção!
Suas estorias sempre me ajudam! Obrigada Cassia! Bjs Karina
Querida Cássia...uma linda história de um herói transformador-Shiva... me reportei a sua voz de contadora de história e ela ficou mais especial ainda.
Obrigada...
Neiva
Postar um comentário