Já faz um tempo assisti a um filme despretensioso, meio drama, meio comédia romântica com a Sandra Bullock. "28 dias", que é o tempo de internação para reabilitação de viciados em drogas. Rehab mesmo. O que mais me chamou a atenção era o conselho dado a quem deixava a clínica: antes de começar qualquer relação, fonte inesgotável de ansiedades e inquietações, o paciente deveria cuidar de uma planta pelo menos por um mês e de um animal de estimação por um ano.
Grande tarefa esta a do cuidar! Para começar temos que considerar as necessidades do que cuidamos. Quanto de água, sol e vento precisa uma determinada planta? Até cactos exigem que de vez em quando se olhe para eles. Gostam de alguns lugares na casa e não de outros e assim por diante. É necessário observar e tentar fazer o melhor. Para começar.
E bicho, então? Que trabalheira que dá. Exige um desprendimento enorme e uma atenção constante. Fazem um monte de coisas estranhas , temos que alimentá-los e lidar com seus dejetos. Se for cachorro tem que sair para passear, se gato brincar um pouquinho. E definitivamente, eles não fazem mesmo tudo o que queremos. Exercício de amor incondicional e de total aceitação. Quem sabe depois podemos começar a aplicar estas lições às nossas relações um tanto viciadas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário